Procurar no site

2011: Novos projetos

13-03-2011 20:34

2011: Novos Projetos

A Escola de Música Villa-Lobos reinicia suas atividades em 2011 com novos projetos, ambos sob a coordenação pedagógica de Simone Braga.

O primeiro trata-se da Série Formação Continuada que tem como objetivo oferecer formação continuada para a sua equipe pedagógica. A série, com a peridiocidade mensal, foi criada tendo como base uma das preocupações da Escola que é oferecer um ensino de qualidade em consonância com as propostas e metodologias musicais mundiais atuais, além de promover a integração de toda a equipe: música, dança e idiomas, através de palestras, oficinas, workshop, mini-cursos, entre outros, com temática bem variadas: Repertório, Metodologias, Consideração do contexto social do aluno, Inclusão Educacional, entre outros.

O segundo trata-se de uma estratégia para o desenvolvimento musical dos alunos, denominado por Série Ritmos Brasileiros. A série contemplará aproximação com o repertório brasileiro, através da execução de ritmos variados por meio da performance dos Grupos Musicais da escola: Grupos de Flauta Doce 1, 2 e 3, Grupo Instrumental "Nossa Orquestra" e Coro Comunitário Villa-Lobos.

A importância para o desenvolvimento humano através de atividades realizadas em grupo é defendida por vários campos de conhecimento. Em uma abordagem interdisciplinar, podem-se destacar as teorias desenvolvidas por Piaget e Vygotsky. Enquanto que Piaget afirma que a interação social tem importante papel no desenvolvimento das operações lógicas, Vygotsky defende que as capacidades cognitivas são construídas em interação com as oportunidades e a orientação proporcionada pelo ambiente.

No ensino musical, Flávia Cruvinel no livro Educação musical e transformação social - uma experiência com ensino coletivo de cordas (2005) também destaca as vantagens da utilização da interação na aprendizagem musical realizada em grupo e aponta para ações resultantes deste processo como a socialização, a cooperação, a motivação, o rendimento e o ambiente lúdico. Desta forma, a série promoverá a consolidação dos grupos da escola e atingirá todos estes fatores motivacionais.

Esperamos contar com a presença de todos para prestigiar as apresentações que ocorrerão em uma peridiocidade mensal:

Abril: 27/04, às 19 h, Auditório da Escola - Xote, Samba, Chorinho, Folclore e Tango Brasileiro;

Maio: 25/05, às 19 h, Auditório da Escola - Funk , Samba, Balada e Bossa Nova;

Junho: 18/06, local e horário a definir - Rítmos Nordestinos (apresentação extensiva ao Coro Comunitário).

Desenvolvido por Analice Marques Braga Janeiro/2011